segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O AMOR

O amor é sem sombra de dúvida o mais complexo de todos os sentimentos humanos. Muitos tem dispensado seu tempo em estudos comportamentais das relações humanas em busca de definir o amor. Muitos o confundem com outros sentimentos, tais como, obsessão, devoção, paixão, posse, ciúme, idolatria, etc.

Mas como definir o amor, é algo abstrato que não tem função específica nas relações humanas? É algo utópico, inatingível? Algo que está além da capacidade humana de sentir e de querer? Como se definiria o amor?

A palavra ou atitude que melhor define o amor é renúncia, a capacidade do indivíduo que ama de renunciar algo que é importante para si, em virtude da alegria e satisfação da pessoa amada. O amor é incondicional, porém, não é cego. O amor é nobre, mas não passivo, é sempre acompanhado pela busca do melhor para quem se ama. Você pode amar e não ser correspondido, assim como Cristo. Você pode amar e ser correspondido e ter as suas expectativas atendidas.

O amor é maduro, não é abalado facilmente pelas intempéries da vida, não murcha com pequenas coisas. O amor é justo, vê além do mesquinho sentimento do egoísmo humano. Para mim a maior expressão de amor encontra-se na Bíblia. Livro de João, capítulo três. Verso dezesseis, “Porque Deus “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Versão Almeida século XXI). Quem renunciou mais do que Cristo? O uso de seus atributos divinos, a união a carne humana, com sentimentos humanos. A missão de morte. Tudo devido a uma pureza de vida e de alma não encontrada na humanidade perdida.

O amor é relacionado aos grandes gestos de abnegação, quando, por exemplo, o apóstolo Paulo diz que “E mesmo que eu distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado, mas não tivesse amor, nada disso me traria benefício algum.” (1 Coríntios 13.3). O amor deveria ser a mola mestra que move o mundo, se assim fosse o pedido de Cristo a todos os homens de boa vontade seria atendido.

Ah! Mas Deus é perfeito, então vamos nos referir a pessoas meramente humanas que abdicaram do que eram e tinham em função do bem ao próximo sem nada obter em troca. Ghandi seguindo o exemplo de Cristo abdicou de tudo o que tinha de todo o luxo de todos os desejos, inclusive liberando sua esposa para se dedicar ao próximo e ao interesse do povo. Madre Tereza de Calcutá que entregou sua vida a tratar da miséria dos menos favorecidos.

Os apóstolos de Cristo que sofreram as mais diversas perversidades por se manterem fiéis a palavra e amar o salvador. Os pais da Igreja, alguns foram queimados por amor a Cristo.

Teríamos aqui muitos outros exemplos de abnegação em função do amor, mas a realidade é que tal sentimento, demonstrado em ações coerentes, é manifesto em nossas relações devido a nossa semelhança moral com Deus, de onde emana todo o amor.

Vamos exercer o amor, vamos difundir o amor e viver uma vida de paz, inda que isso pareça impossível. Busque o amor, é o mais nobre e mais rentável de todos os sentimentos, pois traz de volta para nós o amor.

Reflita, há amor em sua vida? O que você tem feito por quem ama? E o teu próximo, merece o teu amor? Lembre-se de Cristo.

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: