segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NATAL, MUITO MAIS DO QUE FESTA.





 Senhor, agora podes deixar ir em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
 pois os meus olhos já viram a tua salvação,
 a qual preparaste diante de todos os povos;
 luz para revelação aos gentios, e para a glória do teu povo Israel. (Lucas 2.29-32)

Com a cultura do consumismo importada dos Estados Unidos, o verdadeiro significado natal tem ficado de lado, tem sido esquecido pelas pessoas que tem dado outro sentido para ele. O Natal tem se tornado uma reunião familiar para troca de presentes, os símbolos são o Papai Noel, a Neve as renas, Grinalda tudo oriundo dos americanos. O natal tem virado uma simples festa. Um Simples encontro fraternal, seu significado real tem sido esvaziado por uma cultura vazia.
O Natal é muito mais que uma festa, muito mais que uma reunião familiar para comer e trocar presentes. No natal deve-se celebrar o nascimento de Jesus. O Deus-Homem, que nasceu menino para que todos os que cressem nele mediante a fé encontrasse a salvação de seus pecados.
O verdadeiro símbolo do Natal é Jesus, que veio a humanidade perdida trazendo redenção a todos os homens. Cristo é o maior presente que a humanidade poderia querer. Ele representa a salvação dos homens e a oportunidade da construção de caráter de homens melhores. O Natal só tem luz quando gira em torno de Jesus, pois ele é a luz dos homens.
Celebrar o natal é celebrar a vida, no mais intenso sentido da palavra. É obter a certeza de que a redenção é possível e que Deus manifestou o seu amor a todos os homens. É a certeza de paz, não aquele que acaba com o tempo, mas a que perdura para sempre dentro dos nossos corações. É entender que a vida não mais se extingue com a morte, mas que a mesma ultrapassa todos os limites do conhecimento humano, e continua na eternidade.
Celebrar o Natal é compartilhar fraternalmente da grande obra salvadora de Deus em Cristo e celebrar a maior de todas as uniões, a de Deus com o homem. Cristo é o verdadeiro sentido do natal, Cristo é o verdadeiro presente, e não há razão para se celebrar o natal sem que Cristo seja o centro de nossa celebração. Natal sem Cristo é vazio, sem sentido e um contra-senso do saber humano. Mas do que simplesmente festa, o natal é celebrar a vida, a vida do salvador, a sua, a nossa vida. As palavras de Simeão descritas acima manifestam o verdadeiro sentido do natal. Assim, Feliz Natal a Todos.
Pr. Emerson B. Silva


Nenhum comentário: