terça-feira, 14 de agosto de 2012

UM LUGAR GARANTIDO NO CÉU

Na noite de ontem recebi uma ligação triste, profundamente triste, fui tomado de uma grande dor na alma, embora todo preparo teológico e a consciência e fé num futuro glorioso ao lado de Cristo, não foi possível suplantar a minha dor. Perdi uma das pessoas que mais amava em minha vida, Minha avó, ela sempre foi pra mim uma expressão, uma espécie de manifestação sobre a terra de amor e de misericórdia de Deus. Uma pessoa doce, carinhosa, generosa, cheia de virtudes que por certo tinha seus defeitos, não era perfeita, mas eu, só conheci as virtudes. Uma pessoa que vivia da sua fé e cuidava de todos nós, orava por nós, se alegrava conosco. Não ajudava as pessoas porque queria um lugar no céu, este ela já tinha, pois era uma serva fiel de Cristo, não lamentava da vida e nem das dores que a mesma causou a ela no decorrer de sua existência terrena, sempre viveu o presente na certeza de uma vida futura, onde seus sofrimentos e sua dor seriam suplantados. Era portadora de um amor abnegado, justo, generoso e sem preconceitos, zelava pelo que era certo, mas sua exortação era amorosa. Não era uma pessoa de palavras duras. Doce, minha doce avó.
Me viu formar teólogo, sentiu-se orgulhosa, sempre quis mas nunca me ouviu pregar, sentiu-se feliz por ter um neto pastor, servindo a Deus no Ministério e levando a liberdade aos cativos, sustentava-me em oração.
Há dois anos foi acometida de uma grave enfermidade, mas ainda sim, não perdeu a alegria de viver e de sorrir, traços de sua virtude foram lavrados no meu caráter. Doi, doi muito, enquanto escrevo essa singela homenagem, ainda que póstuma, as lágrimas escorrem pelo meu rosto. Doi, doi muito.
Minhas palavras não são suficientemente capazes de expressar a pessoa maravilhosa que era a minha avó,  mas sei que o Senhor foi misericordioso com ela, levando-a para sí, antes que dor e a miséria humana, tomassem conta de seu corpo mortal e ela se tornasse um vegetal.
O Senhor convocou-a para sua glória e ela teve uma bela morte -  se é que existe algo de belo na morte - mas fica a saudade, a dor que tenho certeza o Espírito do bondoso Deus irá consolar e apagar do meu peito, nessa hora, não me resta nada a fazer senão chorar, não lamentar, porque sua vida foi um ensino para todos que a cercaram.
A vida é breve, é um sopro e minha avó sabia disso, por isso nunca perdeu seu tempo com inimizades e rancores, problemas e desavenças. Morreu feliz, alíás, pessoas como a minha avó não morrem jamais, adentram a eternidade para sentar-se ao lado do Salvador, afinal, sua vida resumiu-se a servir -  segundo as palavras do próprio Jesus no livro de Mateus, aquele que quiser se o maior no Reino dos Céus, Sirva...,  - a Deus e ao próximo, de uma maneira, que ninguém que conviveu com ela jamais poderá esquecê-la.
A minha amada avó Maria da Penha Figueiredo Torres, à sua memoria, meu apreço, meu respeito, minha saudade, minha gratidão e o meu amor eterno, pois pode compreender de maneira quase completa o texto de I Coríntios 13, o qual deixo abaixo:



1 Mesmo que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o prato que retine.
2 E mesmo que eu tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios, e tivesse todo o conhecimento, e mesmo que tivesse fé suficiente para mover montanhas, mas não tivesse amor, eu nada seria.
3 E mesmo que eu distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse meu corpo para ser queimado, mas não tivesse amor, nada disso me traria benefício algum.
4 O amor é paciente; o amor é benigno. Não é invejoso; não se vangloria, não se orgulha,
5 não se porta com indecência, não busca os próprios interesses, não se enfurece, não guarda ressentimento do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas congratula-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais é vencido. Mas, havendo profecias, serão extintas; havendo línguas, silenciarão; havendo conhecimento, desaparecerá.
9 Porque parcialmente conhecemos e parcialmente profetizamos;
10 mas, quando vier o que é completo, então o que é parcial será extinto.
11 Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança; mas, assim que cheguei à idade adulta, acabei com as coisas de criança.
12 Porque agora vemos como por um espelho, de modo obscuro, mas depois veremos face a face. Agora conheço em parte, mas depois conhecerei plenamente, assim como também sou plenamente conhecido.
13 Portanto, agora permanecem estes três: a fé, a esperança e o amor. Mas o maior deles é o amor.

Nenhum comentário: