quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O INFERNO E A VOLTA DE JESUS

Nunca foi meu propósito ao criar esse espaço, falar unicamente de assuntos teológicos, o objetivo sempre foi relatar a teologia através do comportamento humano, mas depois de analisar como as pessoas vêm a ideia de céu e inferno, resolvi me dedicar a gastar um tempo pra explicar, ou apenas relatar a ideia original de inferno e suas características como descritas na Bíblia Sagrada, o livro que pelo que pude perceber, apesar de ser o mais vendido em todos os lugares do mundo, é o menos lido. Então novamente através do comportamento humano, daquilo que é externado em conversas, filmes, séries, programas de humor, gostaria de falar em linguagem direta como o inferno é descrito e o que representa segundo os dizeres bíblicos, estes, que tanto preso e defendo, pois pauto minha fé e minha convicção neles.
1 - O INFERNO NÃO É UM LAGAR DE DIVERSÃO E PERVERSÃO GOVERNADO PELO DIABO. O inferno é um lugar de sofrimento e castigo eterno, onde o a presença de Deus causa sofrimento a todos que habitarem o inferno. O inferno como descrito nas páginas da Bíblia é um lugar e também um estado, o sofrimento não necessita necessariamente de corpo, o terror psicológico e a necessidade de ter suas necessidades psíquicas privadas podem causar dor irremediável. Foi preparado originalmente para o diabo e seus anjos - palavras do próprio Jesus - , só ELE (Jesus) tem o poder de lançar as pessoas no inferno, tanto a alma quando o corpo. (Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Mateus 25:41Como pode se ver a imagem figurada em programas de TV, Séries e filmes não reflete uma realidade, o diabo e seus demônios estarão sofrendo no inferno junto como todos os homens que o mesmo conseguir arrebanhar para levar com eles. Não tem bebidas, mulheres, música, dinheiro, e farra infinita. Tem, implorar para morrer e não conseguir. É o lugar onde a presença de Deus causa dor, dor que não se pode suportar ou mesmo cessar.
2 - TODO HOMEM NASCE MORTO E CONDENADO AO INFERNO.  (Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23 / Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6:23) Todos os homens estão separados do amor e da misericórdia de Deus, por causa do pecado da raça que em outra oportunidade vamos explicar mais claramente, já nascemos em estado de condenação e caminhamos rumo ao infernos, dando vazão ao que a Bíblia chama de pecado e nos afundando nos nossos desejos e paixões. Por causa da dívida com Deus, todos os homens nascem destinados a esse lugar de dor e sofrimento. A única forma de ser justificado, perdoado e alcançado pela misericórdia de Deus é por vontade própria receber o milagre da vida em Cristo Jesus. Parece simples mais não é pois está incluído no escopo abandonar o pecado, as paixões infames - Entenda-se por paixões infames, todo tipo de perversão humana ( consumo de álcool e drogas, perversões sexuais, crimes, violência, sentimentos de inveja, ódio, dolo, etc) -  e entregar-se a algo oposto a natureza corrompida pelo pecado, nada fácil ao homem natural. Por isso o único meio de livrar-se deste destino é aceitando a dádiva de Deus em Cristo Jesus (Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus João 3:16-21)
Doutro modo já recebeu sua recompensa.
3 - A VOLTA DE JESUS. Outro grande equívoco do imaginário popular trata da volta de Jesus, um grande problema do entendimento deve-se ao fato das pessoas entenderem que terão uma nova chance quando Jesus voltar. talvez tal fato se deva a uma incompreensão em entender o Juízo Final segundo os moldes bíblicos, mas o fato é que Jesus não vai voltar pra salvar ninguém a Bíblia relata que Jesus virá para fazer sua colheita e separar Joio do Trigo, ou seja, separar aqueles que no decorrer de sua vida terra creram em seu nome, no seu sacrifício vicário e levá-los consigo para o céu, depois lançar "fora" no inferno, todos aqueles que desprezaram a sua misericórdia e invalidaram o seu sacrifício nas suas vidas. Apesar das brincadeiras do imaginário humano o inferno é algo sério que deveria ser levado em consideração, pois todos os que desprezam o amor de Deus estão destinado a estar lá. É uma questão de justiça. Exigência da Lei, que podemos argumentar em outro artigo, pois de outro modo ficaria extenso demais.
Espero que tenha esclarecido e que de algum modo este possa ajudar a sua vida, qualquer coisa, estou a disposição para maior esclarecimento. Afinal, nada é tão simples quanto complexo na teologia.

Deus abençoe a todos.


Nenhum comentário: