quarta-feira, 6 de março de 2013

O PROPÓSITO DO JUÍZO FINAL

A Bíblia realmente possui textos de difícil interpretação, alguns geram polêmicas e outros geram argumentações equivocadas baseadas na não compreensão do seu contexto ou mesmo no intuito de manipular a vida das pessoas e relega-las a um futuro incerto e despropositado. Em virtude disto gostaria de falar de um destes temas abordados pela Bíblia, o Juízo Final, por muito tempo tive uma visão distorcida daquilo que a Bíblia revela sobre o tema, imaginei como muitas pessoas que após a volta de Jesus, seria estabelecido um tribunal e Cristo estaria nos defendendo e o inimigo de nossas almas nos acusando. Talvez isso deva-se ao fato da ideia cartólica de purgatório, em muitas religiões fala-se de um lugar onde as pessoas aguardarão o seu julgamento, a fim de conhecerem sua eternidade.
A Bíblia nos mostra outra realidade, realmente temos um advogado nos céus, Cristo intercede por nós junto ao grandioso Deus, mas essa compreensão não é tão simples, a Bíblia fala que Jesus é o justo Juíz? E aí? Ele advoga e julga? Como é isso? Bem isso é um outro artigo. O juízo de Deus já foi estabelecido sobre todos os homens, os versículos 16,17 e18 do evangelho de João revelam-nos isto, Cristo veio estabelecer o juízo de Deus sobre toda a Carne. Bem se o juízo de Deus está estabelecido sobre a humanidade qual a razão de se ter um juízo final?
Bem a finalidade do Juízo é revelar, e não mudar a condição de quem comparece perante ele. Todos os homens comparecerão ante o tribunal e Deus e serão informados do porque de seu destino final, perceberão que a possibilidade de um final feliz estava aberta a todos e que era necessário apenas uma atitude de fé. Um outro propósito do Juízo é galardoar aqueles que comparecem ante ao tribunal. ou seja, cada um receberá a sua recompensa, o justo a justiça e o ímpio a pena, a verdade é que todos conhecerão em profundidade aquilo que a bíblia já nos mostra, a função do galardão, é um assunto que ainda preciso trabalhar, merece destaque especial em um artigo só para ele. Mas o juizo, só nos server como revelação e não muda o nosso destino final, a bíblia deixa claro que nesse tempo é que definimos a nossa morada eterna. Nosso destino eterno é definido na terra (Lucas 16.19-31). Vindo depois disso o Juízo (revelação). A Bíblia não dá em nenhum texto bíblico que conheça, a esperança de que depois da morte alguém possa mudar a sua condição diante de Deus, muito pelo contrário, nos mostra que o propósito de estamos aqui é exatamente de definirmos nossa eternidade.

Deus abençoe a todos.

Pr. Emerson

Nenhum comentário: