sexta-feira, 16 de março de 2012

AUTO SUFICIÊNCIA DE CRISTO PARA SALVAÇÃO DO HOMEM

Creio ser esse um assunto polêmico do ponto de vista da Teologia, onde existem muitas considerações a respeito da matéria. O objetivo deste (Blog), também nunca foi trazer a tona assuntos de aspectos científicos ou mesmo catedráticos com relação a relação entre Deus e os homens, basei-me nos últimos tempos em trazer uma palavra sobre como Deus age na vida do ser humano do ponto de vista antropológico,  descrevendo o que identifico na história da humanidade como atos de Deus. Creio ter sido bastante suave em minhas abordagem  e na pregação do evangelho. Mas quero mudar um pouco o estillo e fazer deste um desabafo. Desejo abrir meu coração e compartilhar com você - que me lê neste mometo - a aflição que sinto quanto a incompreensão humana do amor de Cristo.
É fato que a obra da salvação de Deus não é e não pode ser tratada de forma simplória, e até certo ponto aos  seguidores de Aristóteles - embora não fosse a intenção do mesmo levar o homem a ignorar a presença de Deus, mas demonstrar e explicar aquilo que fosse possivel da criação de Deus, por meio da ciência - Afinal, entender que Deus se uniu a natureza humana a ponto de ser tornar um com ele, e ainda permitir uma morte por mãos humanas, não é nada fácil de entender, é uma lógica que não pode ser assimilada com facilidade pela lógica humana.
Cristo é DEUS e a negativa humana não pode mudar esse fato. O Pecado funciona como um câncer na alma do homem que o consome de forma gradativa e que apresenta seus sintomas infecciosos quando está a ponto de destruir completamente a vida e o caráter do homem. O alimento desse câncer é o egoísmo que o leva a ramificá-lo pela sua existência, corroendo sua moral, seu dicernimento e o desprezo pela consequências de seus atos.
Na minha opinião DEUS, criou o homem perfeito, o que a teologia chama de Estado Original do Homem, porém o homem herdou de Deus uma característica que no meu entender não estava pronto para excercê-la, a vontade própria. Daí a alma humana ter desenvolvido aquilo que chamamos de pecado. O abuso do poder da escolha. Somos seres autonomos, mas que vivemos em sociedade e autonomia neste caso implica em que temos o dever de respeitar o direito do outro, mas que temos o poder de não fazê-lo, tornando a sociedade precária, degenerativa e por fim caótica, trazendo de volta para nós todo o mal que impregamos contra ela.
Mas Deus em sua infinita sabedoria, providenciou um ser perfeito, um ente - para que os homens entendam baseados na existência das relações humanas de família, pai, mãe, filhos, irmãos, etc. -   querido do próprio Deus, onde a sua divindade unida a humanidade - o que a teologia chama de união hipostática. - impede que o ser que nasce desta relação nasça portador da doença congênita da alma humana, a saber, o pecado.
Então único com poder para pagar a ofensa dos demais homens que são consagüíneos daquele criado perfeito e que desenvolveu a doença abusando do seu poder de escolha, disseminando-a para todos os seus descendentes.
Bom, todo o nosso sistema de existência de nossas relações são derivadas de nossa semelhança moral com Deus, ou a divindade para aqueles que tem o medo de admitir a existêmcia de Deus. Desse modo a ofensa implica em que um lei foi descumprida e toda lei tem uma pena para culpa, e nesse caso a separação da criatura do criador. Assim, a pena é a morte, esta que nada mais representa do que uma separação insatisfatória, atinge a alma e deixa sem sentido a existência do homem, submetendo-o a uma busca infundada de coisas que não satisfazem a alma, criando uma rotina diária enfadonha a espera da morte.
 O sacrifício do homem Jesus na cruz é o cumprimento da justiça de Deus em relação o ofensor, desse modo, todo o que aceita esse imerecido sacrifício - do ente santo de Deus - justifica a sua existência, entregando sua vida nas mãos daquele que o criou, produzindo frutos diante do seu criador fazendo jus ao sentido de sua existência.
Não há outra maneira de ser curado do câncer da alma a não ser transferir o controle de sua vida miserável para as mãos do Deus santo e piedoso que desejou recuperar você. Não há tratamento farmacológico ou psicológico que possa mudar o caráter e a personalidade do indivíduo, mas Deus tem o poder de mudá-la. Cristo é o veículo desta transformação, mas para que isso aconteça, assim como deliberadamente o homem decidiu abusar do seu poder de escolha, ele se volte para Deus voluntariamente. O Meio? Cristo, nada do que você possa fazer pode salvar sua alma, mas Deus pode fazê-lo, para tanto só é preciso uma atitude sua. Aceitar o sacrifício substitutivo de Cristo.

Deus abençoe a sua vida e que eu possa ter contribuído para o seu entendimento da suficiência de Cristo para a salvação do Homem. Lembre-se só é preciso uma atitude sua.

Nenhum comentário: